Diamantes de Terra foi um trabalho desenvolvido durante a residência Mirante Xique-Xique, onde explorei os elementos naturais da região.

A matéria-prima foi coletada em um povoado próximo a Igatu, na Chapada Diamantina, chamado Salobrinho. Retiramos argila de diferentes pontos para testar qual delas teria maior plasticidade. O processo exigiu paciência e cuidado: a terra foi extraída, seca e, em seguida, peneirada, um trabalho meticuloso e demorado. Após a peneiração, combinamos a argila ralada com baba de palma e caulim, materiais também encontrados nas imediações de Igatu, para formar a massa cerâmica.

Na segunda semana, comecei a me fascinar pelas formas esculpidas nos resíduos que surgiam enquanto peneirava a terra. Os fragmentos de argila transformaram-se em “diamantes de terra”. Assim, criei uma coleção desses objetos, que foi se expandindo ao longo da viagem.

Na etapa final, realizamos a queima das peças em um forno a carvão. Para nossa surpresa, contrariando as expectativas, as peças não explodiram. Resistiram ao processo e tiveram a sua cor transformada pela ação do fogo.
Nadira Yanez, Diamantes de Terra, Pedras de terra lapidadas
e queimadas em baixa temperatura e caixas de gesso, 5 x 82 82 cm, 2024
Back to Top